publicidade

Nacional

Doria anuncia mais quatro nomes para sua equipe de governo

Redação no dia 14 de novembro de 2018 às 15:21
Atualizada em 14 de novembro de 2018 às 17:06

O governador eleito João Doria (PSDB) confirmou mais quatro nomes para sua equipe de governo nos últimos dias.

O general da reserva do Exército, João Camilo Pires de Campos, será secretário da Segurança Pública -- a última vez que um militar ocupou o cargo foi na década de 70, com o coronel Erasmo Dias, de 1974 a 1979.

Os outros três secretários são oriundos da gestão de Doria à frente da Prefeitura de São Paulo: Wilson Pedroso, que foi chefe de gabinete na administração municipal, assumirá o mesmo cargo no governo estadual; Júlio Serson, secretário municipal de Relações Internacionais, será assessor especial na área; e Marcos Penido, secretário municipal de Obras comandará uma supersecretaria que une três pastas atuais: Energia, Saneamento e Recursos Hídricos, e Meio Ambiente.

Anteriormente, Doria havia divulgado outros quatro nomes, conforme o Debate já informou: Gilberto Kassab, secretário da Casa Civil (é atual ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações); Rossieli Soares da Silva comandará a pasta da Educação (atual Ministro da Educação), Sérgio Sá Leitão será secretário de Cultura e Economia Criativa (atual Ministro da Cultura); e o vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM) assumirá as funções da Secretaria de Governo.

Oito ministros

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou hoje, dia 14, o oitavo ministro de sua equipe. O embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos, vai assumir a pasta de Relações Exteriores.

No dia anterior, ele anunciou o nome do general Fernando Azevedo e Silva, que é militar da reserva e atuou como assessor do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para o Ministério da Defesa.

Anteriormente, já havia divulgado seis ministros. Onyx Lorenzoni, deputado federal pelo DEM do Rio Grande do Sul, assumirá a Casa Civil. Por enquanto, atua como ministro extraordinário da transição. General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, oficial da reserva, assumirá o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Paulo Guedes, economista que acompanhou Bolsonaro durante a campanha, ocupará o Ministério da Economia (unindo Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio). Sergio Moro, Juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato, assumirá o Ministério da Justiça (fusão com a Secretaria de Segurança Pública e Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf). Marcos Pontes, astronauta, ficará à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia, que deverá agregar também a área do ensino superior. Tereza Cristina, deputada federal pelo DEM do Mato Grosso do Sul, engenheira agrônoma e empresária do agronegócios, assumirá o Ministério da Agricultura.

 

© Copyright 2024 - Jornal Debate