publicidade

Geral

CVV quer ampliar atendimento em 2019 e precisa de mais voluntários

Redação no dia 16 de novembro de 2018 às 16:38
Atualizada em 16 de novembro de 2018 às 16:41
Divulgação

O CVV de Lins (Centro de Valorização da Vida) completou um ano de atividades no dia 6 de agosto. Esta é a segunda vez que o serviço voluntário foi implantado no município – a primeira se deu de 1983 até o final de 1990. Agora, o grupo quer aumentar o atendimento e para isto precisa de mais voluntários.

Sobre a atuação do CVV e a busca por mais voluntários, o representante Luiz Carneiro fez uma explanação aos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na reunião de terça-feira, realizada na Câmara. “Nós estamos com uma média de atendimento de 1,3 mil a 1,5 mil por mês. Queremos ampliar em 2019 mas precisamos de mais voluntários, parcerias e apoio. O telefone 188 é nacional. Esse número é gratuito. As pessoas podem ligar 24 horas de celular, telefone fixo ou mesmo de um orelhão”, explicou.

Em Lins, o atendimento é exclusivamente por telefone. Hoje trabalham 35 voluntários, dez dos quais são especialistas.

A central do CVV fica em São Paulo e recebe as ligações de todo o país e as repassa para os postos disponíveis naquele momento para atendimento. A explicação é importante porque o número de atendidos por mês em Lins não é exclusivamente de pessoas que moram na cidade ou região. Um morador de Lins também pode ser atendido por um voluntário de outra cidade.

Luiz Carneiro disse que em datas comemorativas (Natal, aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais e feriados) aumenta a procura. “Acontece de haver pico de atendimento”, observou.

© Copyright 2024 - Jornal Debate