publicidade

Geral

Câncer de próstata é o que mais mata os homens

Redação no dia 16 de novembro de 2018 às 20:06
Atualizada em 19 de novembro de 2018 às 09:18
Emerson Secco - Equipe da Secretaria Municipal de Saúde com o superintendente da Sabesp, Antônio Rodrigues, e funcionários

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado palestras nas empresas neste mês para conscientizar os homens da importância de fazer a prevenção contra o câncer de próstata. É o Novembro Azul, campanha de nível mundial.

O exame de toque ainda é um tabu para uma parcela da população masculina, que precisa ser quebrado para evitar consequências graves e até a morte.

Por isso, na terça-feira de manhã, as enfermeiras Patrícia Zamian e Margarete falaram para cerca de 50 funcionários do setor técnico da Sabesp.

Estudos mostram que o câncer de próstata é o que mais acomete os homens. Em segundo lugar, aparece o câncer de pulmão.

As enfermeiras esclareceram que o exame de toque retal é recomendado a partir dos 50 anos para quem não tem histórico da doença na família. Quando há casos familiares, a idade cai para 45 anos – o exame deve ser feito uma vez por ano. Segundo elas, o toque é a maneira mais segura de diagnóstico. “Cerca de 17% dos homens com câncer de próstata não apresentam PSA alterado, por isto é importante o exame de toque”, ressaltaram.

Outro dado importante é que “um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata” e “de cada quatro homens pelo menos um morrerá da doença”.

Apesar das estatísticas alarmantes, informação recente da Sociedade Brasileira de Urologia revela que 44% dos homens nunca foram ao urologista. Os principais sintomas: não conseguir urinar, diminuir o jato (gotejamento) e presença de sangue.

As enfermeiras informaram que as unidades de saúde da rede municipal estão preparadas para prestar esse tipo de serviço.

© Copyright 2024 - Jornal Debate