publicidade

Geral

Horto recebe melhorias. Avança construção da Casa da Árvore

no dia 23 de abril de 2019 às 09:37
- Casa da Árvore em construção no Horto Florestal (foto: Emerson Secco)

O entorno do Horto Florstal, na avenida Arquiteto Luís Saia, vai receber calçamento. O primeiro passo foi dado anteontem com a limpeza da área e o plantio de mudas de árvores. “Nós plantamos mais de 200 árvores e vamos fazer a calçada”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Akio Matsuura.

Embora a ausência de calçamento não justifique, ao longo dos anos tornou-se comum o descarte de lixo e inservíveis na lateral da pista de rolamento, o que obstrui o passeio público e deixa o Horto com aspecto de abandono. “Nós temos conversado com a comunidade do entorno e pedido que nos ajude a preservar essa área, do contrário, toda semana temos que fazer a limpeza. Nós já identificamos algumas pessoas que coletam inservíveis (recebem para fazer o serviço) e desovam nessa área”, comentou Akio.

O Horto vem recebendo investimentos importantes nos últimos anos. Hoje será inaugurado o Orquidário e a Casa da Árvore está em construção. Atualmente há um viveiro de mudas que fornece gratuitamente a qualquer interessado, o Borboletário, o Centro de Estudos Ambientais, uma academia ao ar livre e uma trilha. “Hoje você pode vir com total segurança em qualquer horário e trazer as crianças”, disse o secretário.

Casa da Árvore

No momento, a Prefeitura está construindo a Casa da Árvore ao custo de R$ 255.078,89 com recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), órgão ligado à Secretaria Estadual de Turismo. Lins foi contemplada por ser (MIT), Município de Interesse Turístico.

No espaço serão desenvolvidos programas com foco no ecoturismo. Também será um ambiente para a educação ambiental, com foco em botânica, apresentando ao público as fases de desenvolvimento das árvores, principalmente de espécies do bioma Mata Atlântica, no qual o município de Lins está inserido.

A Casa da Árvore terá um jardim interno com árvores plantadas para ambientação dos visitantes, já que paredes de vidro garantem o adequado desenvolvimento devido à incidência de luz solar.

© Copyright 2024 - Jornal Debate