publicidade

Geral

CMS conhece programas Saúde na Escola e Alimentação Saudável

no dia 18 de maio de 2019 às 08:44
Atualizada em 18 de maio de 2019 às 08:48
- Conselheiros aprovam o Plano Anual de Saúde do Município (foto: Emerson Secco)

Em reunião ordinária realizada terça-feira, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou o Plano Anual de Saúde do Município.

No mesmo evento, os conselheiros conheceram o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, que será implantado em 2020 e visa a integração e articulação permanente das secretarias municipais da educação e da saúde.

O CMS defende que o PSE seja colocado como matéria obrigatória na grade curricular. A proposta, discutida e aprovada na Conferência Municipal, será apresentada pela comitiva de Lins na Conferência Estadual e depois na Federal.

O PSE visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Durante a reunião, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos conselheiros o Programa de Financiamento das Ações de Alimentação Saudável. A nutricionista Mariela da Silva Nogueira expôs o trabalho que já está sendo realizado nas escolas municipais.

No final do encontro, o CMS pediu à Secretaria Municipal de Saúde que convidasse a direção da Santa Casa para ir às unidades básicas de saúde (UBS) esclarecer o atendimento de competência do Pronto-Socorro. Historicamente, o hospital recebe uma demanda que que poderia ser resolvida nas unidades básicas. Segundo José Rubens Delbono, presidente do CMS, o trabalho já foi levado à uma UBS, mas deve ser estendido para as demais. “Esse esclarecimento vai desafogar o Pronto-Socorro”, observou.

Conferência

A Conferência Regional de Saúde foi realizada em Bauru com a participação de representantes de Lins, Presidente Prudente e Marília. Segundo Delbono, dois representantes de Lins (Maurício e Margarete) e Lurdinha (Cafelândia) representarão a região na Conferência Estadual, prevista para o mês de junho. Lins também terá dois representantes na Conferência Nacional (enfermeira Margarete e o usuário Maurício).

© Copyright 2024 - Jornal Debate