publicidade

Geral

Hacker invade sistema de informática da Prefeitura de Guaimbê e apaga arquivos

no dia 18 de maio de 2019 às 11:04
Atualizada em 18 de maio de 2019 às 11:12
- Prefeitura de Guaimbê (foto: Divulgação)

Um hacker (do mal) invadiu o sistema de informática da Prefeitura de Guaimbê e apagou arquivos da contabilidade, departamento pessoal e do setor de tributação.

O problema foi percebido no dia 30 de abril. Desde então, técnicos trabalham para tentar recuperar os dados.

Segundo o assessor jurídico, Claudemir Matos, os arquivos contáveis e do departamento pessoal já foram recuperados, mas do setor tributário ainda não. “A quantidade de arquivos da parte tributária é muito grande, o que dificulta a operação. Contratamos algumas empresas especializadas que estão tentando revolver”, disse ontem à tarde ao Debate.

Por segurança, os dados são copiados semanalmente, só que o hacker entrou no backup (cópias de segurança) e também o apagou. “O hacker invadiu tudo o nosso sistema. E por azar, deixamos fazendo o backup no final de semana, ele invadiu e danificou. Invadiram e danificaram todos os HDs”, ressaltou.

Claudemir acredita que até no final da próxima semana os arquivos da tributação sejam recuperados, mas caso isso não ocorra, vai colocar o sistema para operar com dados antigos. “Temos um backup mais antigo e caso não consiga recuperar o atual, vamos começar a operar com ele mesmo”, adiantou.

Os prestadores de serviço são os mais prejudicados, uma vez que não conseguem emitir a nota fiscal do município para receber. “A gente entende, eles precisam gerar as notas de prestação de serviço para receber. A gente pede paciência porque vamos resolver o problema”, declarou.

A folha de pagamento não ficou comprometida, segundo Claudemir.

 

© Copyright 2024 - Jornal Debate