publicidade

Geral

Lins ultrapassa mil casos de dengue

no dia 13 de julho de 2019 às 10:41
- Mosquitos formados e larvas (foto: Emerson Secco)

Por meio de nota divulgada ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (Divisão de Vigilância Epidemiológica) informou que Lins ultrapassou a marca de mil casos confirmados da doença, totalizando 1.029 pessoas contaminadas e 134 casos suspeitos cujos resultados laboratoriais deram negativos.

Na mesma nota, a Secretaria acrescenta que a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) continuam atendendo os paciente com suspeita de dengue, inclusive com hidratação endovenosa nas UBS do Ribeiro e do Jardim Morumbi. Essas unidades também atendem em horário estendido (UBS do Ribeiro até às 21 horas e UBS Morumbi até às 22 horas). “É de extrema importância a realização de exames, como o hemograma para monitorar os pacientes do município, evitando assim agravamento da doença e o risco de óbito”, diz um trecho da nota.

Com a chegada do inverno, a tendência é de o número de casos diminuírem, porém, a transmissão continua ocorrendo por meio do mosquito Aedes Aegypti, o que torna necessário manter a vigilância quanto a eliminação dos criadouros que podem estar em todas as partes, nos quintais das casas, no ambiente de trabalho e em qualquer lugar onde haja qualquer tipo de recipiente, por menor que seja, capaz de reter água.

Segundo a Secretaria, as ações da equipe de controle de vetores continuam intensas e, no momento, estão concentradas no Jardim Campestre, Garcia, Jardim Ariano e Centro. “Informamos que, mesmo diante de um estado de epidemia vivenciado pelo nosso município, não ocorreu nenhum óbito em razão da doença. Porém, é de extrema importância ficar atento aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor, bem como aos sinais e sintomas das doenças (febre e mais dois dos seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, vômito, diarreia, manchas avermelhadas na pele). Em situações como essas, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde para realizar diagnóstico precoce e tratamento oportuno, possibilitando ações de controle na tentativa de evitar o surgimento de novos casos de dengue, da chikungunya e do vírus zika.”, finaliza a nota da Secretaria Municipal de Saúde.

 

© Copyright 2024 - Jornal Debate