publicidade
A Polícia Civil de Lins alerta para um novo tipo de golpe que vem sendo praticado nas redes sociais, mais precisamente no Facebook. O delegado João Pandolfi disse que alguns casos já foram registrados em Lins. “Todo cuidado é pouco”, alerta.
Segundo o delegado, geralmente, a abordagem ocorre por meio de um perfil “fake”. Depois de trocas de mensagens inbox (modo privado), vem a extorsão. “O golpe tem início quando a pessoa aceita um pedido de amizade (geralmente de uma pessoa atraente) e ambas acabam trocando mensagens. Na intimidade, o falso perfil induz a vítima a trocar fotos íntimas, acreditando que está conversando realmente com um possível affair”, explica.
De posse dessas imagens, o golpista dá início ao processo de extorsão. “Após diversas conversas e trocas de fotos, o golpista passa a monitorar o perfil da vítima. Com isso, descobre familiares próximos e, de posse das informações, começa a pedir dinheiro à vítima para não repassar as conversas e fotos a seus conhecidos e familiares. Com medo de ter sua intimidade exposta, a pessoa acaba enviando dinheiro ao golpista e se torna vítima”, explicou.