publicidade

Cilmar Machado

PRESENTE DE GREGO ...

Cilmar Machado no dia 17 de maro de 2020 às 09:20
DIVULGAÇÃO

Toda cidade, vez ou outra, proporciona acontecimentos que levam ao riso e à descontração. E Lins, não é exceção. Haja visto um recente vídeo no qual o prefeito Edgar chama para a briga um suposto munícipe, que ameaçou ir à Prefeitura e bater nele. O fato viralizou na net, repercutiu na TV e divertiu muita gente por semanas.

            Acontecimentos jocosos, no entanto, não são exclusividade dos dias de hoje. Lembro-me de outro bem marcante, ocorrido nos idos de 1960. Na época, os irmãos Caio e Jorge Jacob começavam a dar os primeiros passos para a expansão da rede de lojas Arapuã por todo o Estado e país. Contrataram José Roberto Filippelli, um jovem e promissor expert em propaganda e marketing, cheio de ideias, ¨que lançou uma inédita promoção com o sugestivo título  ¨Usted conoce Argentina? Bastava comprar quaisquer produtos na Arapuã para concorrer a uma viagem com acompanhante para visitar, com toda mordomia, o país de Maradona.

Foi aí que entrou na história um grego esperto e criativo. Era dono da Casa Samos, loja de uma só portinha e que vendia  tecidos, miudezas e outras quinquilharias. Na maior cara de pau, lançou igual campanha com o sugestivo e provocador título em português: ¨Você Conhece Getulina?¨ O comprador na Casa Samos concorreria a uma viagem de jardineira, ida e volta, para a vizinha cidade de Getulina, a 17 quilômetros de Lins! Os da Arapuã levaram na esportiva e, a exemplo da população, riram muito com a sacada do esperto comerciante que, talvez por coerência, oferecia aos seus fregueses um autêntico presente de grego.

Outro fato, que dizem haver ocorrido quando da instalação do município, também era contado pelos moradores mais antigos. Era o ano de 1920. O Brasil não tinha ainda sua indústria automobilística, o que só iria ocorrer no final dos anos 50. Havia poucos carros e a circulação era mais de cavalos e burros. A estes era confiado o transporte de toda carga pesada e aos cavalos a missão de transportar gente. Pela cidade havia diversos pontos que permitiam o amarrio das selas desses animais. Eram grossas traves de madeira fixadas a certa altura do chão. A recém-inaugurada Prefeitura, até hoje existente na rua Olavo Bilac, tinha um desses pontos reservados aos animais. Procurando orientar os munícipes, um iluminado funcionário municipal, sugeriu fosse afixada uma enorme tabuleta onde se lia: ¨Amarre aqui seu burro para não atrapalhar os que estão trabalhando lá dentro .¨ Dizem que, no dia seguinte, a placa foi retirada...

Há outros ¨causos¨ também interessantes aqui ocorridos e que fizeram a alegria do povo. Feliz a cidade que sabe sorrir ...

 

 

Cilmar machado@yahoo.com.br 

Notícias: Cilmar Machado
Cilmar Machado no dia 23 de março de 2021 às 10:12
Cilmar Machado no dia 16 de março de 2021 às 09:51
Cilmar Machado no dia 09 de março de 2021 às 09:18
Cilmar Machado no dia 02 de março de 2021 às 09:02
Cilmar Machado no dia 23 de fevereiro de 2021 às 09:11
Cilmar Machado no dia 16 de fevereiro de 2021 às 09:09
© Copyright 2024 - Jornal Debate