publicidade

Geral

Poda drástica, a mutilação das árvores

no dia 06 de agosto de 2020 às 09:21
- Árvores mutiladas (foto: Divulgação)

O leitor Matheus Pavezzi Ferreira enviou à redação várias fotos mostrando a mutilação de árvores, constatadas por ele no dia 3, segunda-feira. Três podas drásticas foram realizadas nas ruas Dr. Érico de Abreu Sodré (duas árvores ao lado do Fórum) e na rua Gil Pimentel Moura (uma árvore em frente à Fundação Gil Pimentel Moura).

Pavezzi disse que entrou em contato com a CPFL e a Prefeitura, mas não conseguiu obter confirmação de quem realizou tais podas, embora suponha que tenha sido a CPFL, visto que as árvores estão próximas à fiação.

No texto, o leitor afirma que esse é um problema recorrente no município, tipificado pelo artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais, mas raramente alguém é punido. “Não podemos ficar tolerando isso, pois essas podas podem enfraquecer e até matar as árvores. Um exemplo está na rua XV de Novembro, bem em frente à casa Nicolau Zarvos. A poda drástica foi realizada no final do ano passado, porém, até hoje a árvore não se recuperou, tem apenas pequenos brotos. Além disso, concretaram a raiz, não deixando nenhum espaço”, denuncia.

Este tema também é recorrente no Debate. Ao longo dos anos, o jornal tem feito inúmeros registros sobre o assunto, mas jamais encontrou eco nas administrações municipais. Desgraçadamente, a mutilação de árvores é uma prática amplamente adotada e, ao fim e ao cabo de tantos anos, aceita pelas autoridades locais.

 

© Copyright 2024 - Jornal Debate