publicidade

Cilmar Machado

A VACINA ...

Cilmar Machado no dia 19 de janeiro de 2021 às 09:17

Se no ano passado a palavra covid-19 foi a mais falada, certamente em 2021, a palavra-chave será vacina. Notadamente, nestes primeiros dias de janeiro, só se fala nela. E a expectativa é enorme dada a promessa do governo em começar a vacinação ainda nesta semana. Como todos sabem será escalonada, isto é, atenderá aos diferentes grupos humanos seguindo critérios que contemplam gradativamente a todos.

         Embora se saiba que não eliminará de vez o uso de máscaras e de outros hábitos de prevenção, amplamente conhecidos e propalados, a vacinação trará um pouco mais de calma e confiança ao povo que está assustado com a ação de tão nefasto vírus e sem saber como sair dessa. Em muito a paciência de todos já se esgotou devido à demora na descoberta de uma vacina e sua efetiva aplicação.

         O governo de nossa cidade já está preparado para tal. Será o primeiro grande teste para medir-se a eficiência de sua Secretaria de Saúde, ora comandada pelo político e médico, Dr. Orrélio Justiniano Rocha. Este já declarou estarem seus comandados à altura do desafio. São aguardadas tão somente as determinações do governo estadual e o competente envio das vacinas.

         Tenho apenas um pedido: como os primeiros a serem vacinados são os acima dos 70 anos seria ótimo se tivessem maior comodidade quando da aplicação. Explico melhor: os dessa faixa etária, pelo peso dos anos e complicações físicas, apresentam maiores debilidade e dificuldade de locomoção o que dificulta a ida aos locais de vacinação, sem que lhes sejam exigidos muito esforço e até desconforto. Em geral, os idosos são levados de carro para a vacinação. Se os agentes de saúde puderem aplicar a vacina com o cidadão dentro do carro, em muito facilitarão a vida de todos. Creio isso já tenha sido feito quando da vacinação contra a gripe. Estou sugerindo seu repeteco. O que é bom deve ser repetido.

         Finalizando, uma palavra de alento e esperança em dias melhores. Com Deus e com a ciência, venceremos mais essa sofrida batalha. Esperança e fé! ...

 

cilmarmachado@yahoo.com.br

Notícias: Cilmar Machado
Cilmar Machado no dia 23 de março de 2021 às 10:12
Cilmar Machado no dia 16 de março de 2021 às 09:51
Cilmar Machado no dia 09 de março de 2021 às 09:18
Cilmar Machado no dia 02 de março de 2021 às 09:02
Cilmar Machado no dia 23 de fevereiro de 2021 às 09:11
Cilmar Machado no dia 16 de fevereiro de 2021 às 09:09
© Copyright 2024 - Jornal Debate