publicidade

Geral

Inauguração da fonte encerra impasse sobre a ‘Praça Dom Bosco’

no dia 19 de junho de 2021 às 13:02
- Fonte tem 65 anos (foto: Emerson Secco)

Na última quarta-feira foi inaugurada a fonte luminosa da Praça Dom Henrique Mourão, no entorno da igreja matriz de Dom Bosco. Executada em parceria entre a Prefeitura e a Sabesp, a restauração põe fim a um longo processo que começou há mais de 3 anos.

Na verdade, a praça ficou vários anos em situação de abandono, certamente mais de uma década, com muitas pedras soltas, canteiros malconservados e a fonte inativa. Foi então que o ex-prefeito Edgar de Souza decidiu abrir uma licitação para remodelá-la. A empresa ganhadora chegou a ser anunciada, mas uma ação judicial, interposta pelo advogado Marco Barreira, que representou diversos munícipes, impediu que a obra fosse iniciada. O projeto da Prefeitura previa a substituição das pedras portuguesas por bloquetes de concreto e criação de estacionamento nas laterais, entre outras modificações. A justiça local acatou o argumento de que a praça é um patrimônio histórico e que suas características originais não poderiam ser alteradas. O processo se arrastou por quase 4 anos no Judiciário, mas ao final a Prefeitura fez a reforma de acordo com o que havia sido pedido na ação. As pedras portuguesas antigas foram removidas, mas o calçamento foi refeito com o mesmo material e mantidos os desenhos originais.

Faltava restaurar a fonte, obra finalizada agora e que devolve àquela praça o charme que ela havia perdido por causa do abandono de décadas.    

Embora não esteja mais no âmbito da ação judicial, resta ainda a solução do anexo construído ao lado da igreja, que também descaracteriza o conjunto arquitetônico original e tem sido objeto de críticas.

© Copyright 2024 - Jornal Debate