publicidade

Geral

Cinco mil linenses ainda não tomaram a 2ª dose da vacina anti-Covid

no dia 04 de dezembro de 2021 às 13:22

A secretária de saúde da Prefeitura, Silvia Vasconcelos, informou ontem que cerca de 5 mil linenses ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O número é preocupante, uma vez que sem concluir o ciclo vacinal e tomar a dose de reforço no tempo certo, a imunização não se completa. A vacina está disponível nas unidades de saúde, mas a Prefeitura tem feito busca ativa e mutirões, no CSU duas vezes, e ontem durante a chegada do Papai Noel, na praça Joaquim Piza. A secretária revelou que os dois pacientes de Lins internados na UTI-Covid não tomaram a vacina.

Prefeitura quer só uma parte do NGA

Silvia Vasconcelos informou que a ideia inicial de municipalizar o NGA-27 foi revista e que a Prefeitura já enviou solicitação ao Estado para ocupar apenas uma ala, na qual será instalado o Ambulatório de Alto Risco, atualmente na Santa Casa. “Nesse momento, não estamos solicitando o prédio todo, já conversamos para a manutenção desses serviços de especialidades, que auxiliam a população para não ter que ir até Promissão. Os funcionários podem ficar tranquilos. Não haverá desmobilização”, enfatizou. O NGA atende pacientes de Lins e região.

Falta de medicamentos

O Ministério de Saúde tem deixado de fornecer vários medicamentos aos estados, que repassam aos municípios. O problema surgiu há alguns meses e muitos usuários do SUS estão sendo obrigados a comprá-los ou ficar sem tomar.

A secretária disse que já fez a cotação de preços, mas a compra exige licitação, que também é demorada.

© Copyright 2024 - Jornal Debate