publicidade
Por meio de um comunicato intitulado ‘Reestruturação e Novo Posicionamento Estratégico’, a Unimep-Campus Lins sinaliza que está encerrando suas atividades no município. Paralelamente, o Debate apurou que professores já receberam a carta de demissão e a reitoria está promovendo reuniões (uma delas ontem à noite) para informar e orientar alunos e professores sobre as medidas que estão sendo tomadas.
No comunicado, a instituição faz referência ao Plano de Recuperação Judicial, implantado em dezembro de 2022, e enfatiza que, “assim como outras instituições de ensino superior no Brasil, tem enfrentado enormes dificuldades financeiras, seja por dificuldades de fluxo de caixa, seja pela precarização da educação superior com o expressivo aumento da concorrência com oferta de cursos, seja pela situação macroeconômica do país, atingindo o ápice com a pandemia de Covid-19, levando inclusive ao ingresso de pedido de Recuperação Judicial, com o respectivo plano homologado em dezembro de 2022”.
Nesse contexto, já ocorreu “o encerramento das atividades do campus Santa Bárbara d´Oeste, em fevereiro de 2021, e o início da transferência dos cursos de graduação oferecidos no Campus Taquaral para o Campus Centro, localizado na região central de Piracicaba, em janeiro deste ano”.
Pelas mesmas razões, o campus Lins também passa por adequações que serão informadas e esclarecidas em reuniões com todos os segmentos internos da universidade: alunos, docentes e funcionários do campus. “Os alunos matriculados e vinculados aos semestres em andamento dos cursos de Direito e Odontologia do campus Lins serão devidamente contatados para serem orientados quanto aos procedimentos necessários, com vistas ao oferecimento de alternativas para a conclusão dos seus estudos. Da mesma forma, os alunos que cursarão o 10º semestre dessas graduações no 2º semestre de 2023, também serão orientados quanto à conclusão de seus cursos na Unimep.
A equipe diretiva da Unimep reitera que essas ações são necessárias neste momento para a recuperação da Universidade e seu equilíbrio econômico-financeiro. “Temos o desafio de adequar a Instituição ao seu atual potencial de funcionamento, com vistas à retomada da saúde financeira e seu crescimento, garantindo as condições e perspectivas de futuro para a universidade”, afirma o reitor, o prof. Ismael Valentin.
Reconhecida pelo MEC em 1975, a Unimep foi a primeira universidade metodista da América Latina. Em 1996, a Faculdade de Odontologia de Lins (FOL) foi incorporada à Unimep. A partir de 2000 teve início, também, o curso de Direito.