publicidade

Geral

Transporte Coletivo passa a ser gratuito a partir de terça-feira

no dia 18 de novembro de 2023 às 10:00
- Número de viagens nos dias úteis sobe de 60 para 229, segundo o contrato (foto: Emerson Secco/arquivo)

O prefeito dr. João Padolfi anunciou ontem a gratuidade do serviço de transporte público (coletivo) a partir da próxima terça-feira, dia 21. O contrato será válido por até um ano e custará aproximadamente R$ 650 mil mensais para mais de 68 mil km rodados por mês. Segundo a Prefeitura, o valor é semelhante aos praticados nas cidades de Birigui e Araçatuba. "Resolver os problemas do transporte público tem sido um dos maiores desafios da nossa gestão. Hoje celebramos uma conquista monumental para a cidade. Apresentamos um serviço de qualidade superior, elevando o padrão e, o mais importante, tornando-o acessível (de graça) a todos os cidadãos", disse o prefeito.

Segundo Pandolfi, a empresa Brambilla entrou com uma ação pedindo a rescisão do contrato e, para garantir o serviço, fez-se necessário firmar um contrato emergencial até realizar nova licitação.

O transporte público em Lins é norteado por um contrato de 2006, cuja empresa vencedora foi a Paraíso, que o repassou para a Brambilla.

As melhorias necessárias demandavam um aporte de recursos públicos a título de subsídio. Porém, o contrato havia sido julgado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, de modo que não era possível o município subsidiar o transporte. Em razão disso, muitas regiões da cidade ficaram sem atendimento. Não havia como sanear o contrato para torná-lo viável.

Por isso, bairros mais novos e alguns tradicionais não eram assistidos pelo transporte coletivo. Havia, também, escassez de transporte para atender locais importantes como a Fatec, Etec, e o Hospital Clemente Ferreira. Um inquérito policial chegou a ser instaurado para apurar a falta de transporte para estudantes.

Mudanças definidas no novo contrato

O número de linhas aumentará de oito para onze; número de viagens nos dias úteis sobe de 60 para 229; número de viagens aos sábados passa de 4 para 174; número de viagens aos domingos e feriados, que hoje não existe, foi fixado em 131; os pontos de embarque e desembarque aumentaram de 167 para 243. Para informações sobre as onze linhas disponíveis, acesse o site da Prefeitura.

Em tempo: até o fechamento desta edição a Prefeitura ainda não tinha finalizado o contrato e, portando, não divulgara o nome da empresa que prestará o serviço.

© Copyright 2024 - Jornal Debate