publicidade

Geral

Guarda prepara compra de kits de arma de incapacitação neuromuscular

no dia 21 de novembro de 2023 às 09:47
Atualizada em 21 de novembro de 2023 às 10:07
- Sede da Guarda Civil Municipal e Central de Monitoramento (foto: Emerson Secco)

A Prefeitura vai realizar no próximo dia 30, às 9 horas, um pregão eletrônico para a compra de 12 kits de armas de incapacitação neuromuscular (AINM) e um dispositivo de coleta de dados para a Guarda Civil Municipal (GCM). O investimento máximo global está fixado em R$ 123.597,11. Em licitação anterior, para a mesma finalidade, não houve interessado.

Cada kit será composto por, no mínimo, uma arma de incapacitação neuromuscular, um coldre, um porta cartucho, seis unidades de cartuchos de lançamento de dardos energizados, uma bateria recarregável, um carregador de bateria e uma maleta para acondicionamento e transporte da AINM e seus acessórios. A compra inclui também um alvo para treinamento, um manual de instruções em língua portuguesa e um dispositivo de coleta de dados (AINM).

Na justificativa, o secretário Thiago Arioli disse que a Guarda, apesar de sua atuação direta na preservação da ordem pública, ainda atua desarmada e sem nenhum tipo de equipamento de proteção individual. “Nossos homens não portam nenhuma arma para defesa de si mesmos e de terceiros, à exceção de um bastão tonfa. No entanto, com o aumento dos índices de furto/roubo multiplicaram-se as situações em que a Guarda Municipal é demandada para intervenções, muitas vezes antes mesmo da chegada da Polícia Militar. O primeiro contato entre profissionais de segurança e os meliantes é sempre o momento mais perigoso e estamos chegando absolutamente desarmados e desprotegidos. Neste sentido, uma AINM será de grande valia para que, se necessário, possamos ao menos incapacitar temporariamente o agressor social”, explicou.

 

© Copyright 2023 - Jornal Debate