publicidade

Geral

Policia Civil e Procon estreitam parceria no combate as fraudes contra consumidores

no dia 18 de julho de 2019 às 19:11
- Ana, Luiz e João Pandolfi (foto: Divulgação)

O delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), João Pandolfi, reuniu-se com o coordenador do Procon de Lins, Luiz Henrique Caetano, e a supervisora de atendimento do Procon, Ana Ligia Iwakami, visando articular ações preventivas e ostensivas de combate às fraudes contra consumidores.

Nos últimos meses têm crescido de forma considerável o número de golpes, especialmente relacionados a empréstimos virtuais – com promessas de liberação sem consulta ao SPC/Serasa, os golpistas exigem depósito antecipado em contas de pessoas físicas, alegando que o dinheiro é necessário para a aprovação e liberação imediata dos valores pleiteados. Em geral, esses estelionatários utilizam as mídias sociais para fazer propaganda (Facebook, Instagram e aplicativo Wathsapp), por meio dos quais também fazem as abordagens e extorsões.

No final da reunião, o delegado anunciou que a Polícia Civil adotará medidas mais efetivas na tentativa de localizar os estelionatários, enquanto o Procon notificará o Facebook para a lavratura de um ajustamento de conduta a fim de coibir a veiculação deste tipo de publicidade. Ficou definido, ainda, que haverá ações preventivas conjuntas visando a orientação dos consumidores por meio de palestras e mesas de debate.

Qualquer cidadão que se deparar com uma situação como esta deve procurar o Procon, que está capacitado a fazer o encaminhamento do caso à Central de Polícia Judiciária (CPJ) para as providências previstas na legislação e a consequente investigação.

O Procon de Lins fica na rua Olavo Bilac, 640 (Paço Municipal), sala 5, com atendimento de segunda à sexta-feira das 9 às 17h30.

© Copyright 2024 - Jornal Debate