publicidade

Geral

Reforma da Casa do Zarvos e da praça estão quase concluídas

no dia 08 de novembro de 2019 às 09:27
- Praça ao lado da casa (foto: Emerson Secco)

A reforma da Casa Nicolau Zarvos e da praça Manoel Pereira Calças, ao lado da catedral de Santo Antônio, está na reta final. A obra começou em fevereiro e deveria ter ficado pronta em 26 de maio, mas, uma rachadura que abalou a estrutura da casa, obrigou a paralisação do serviço, até que fosse realizado o reparo, uma vez que havia risco de desabamento.

A empresa Diatelli Construções e Engenharia venceu a licitação para executar a obra por R$ 149.925,14, dinheiro proveniente de um convênio firmado entre o município e o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo).

Apesar de a reforma da casa ainda não estar concluída, tem chamado a atenção de leitores o acabamento rústico do calçamento da praça – trocou-se apenas a calçada de concreto que estava quebrada por causa da pressão das raízes das árvores. As árvores foram cercadas com pequenas paredes de tijolos, enquanto os postinhos de iluminação e os bancos foram mantidos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Israel Alfonso, explicou que, no tocante à casa, a reforma buscou preservar as características originais, mantendo piso, corrimões de madeira e janelas originais. O prédio vai ter uma plataforma de acessibilidade. Quanto à praça, alegou que pretendeu-se não descaracterizar o local, mantendo-o basicamente como era antes.

Israel acrescentou que a Casa do Zarvos voltará a abrigar a Casa do Artesão de Lins e que o espaço no entorno será usado para a feirinha de venda de produtos artesanais.

© Copyright 2019 - Jornal Debate