publicidade

Geral

Reforma preservará características arquitetônicas originais

no dia 24 de maio de 2020 às 16:24
- Empresa tem seis meses para realizar a obra (foto: Emerson Secco)

A JD Comércio de Pedras para Revestimentos Ltda., de Bauru, deu início na segunda-feira, dia 18, a reforma da praça Dom Henrique Mourão, no entorno da igreja matriz de São João Bosco. A Prefeitura contratou a empresa por R$ 133.960,00.

O início da obra põe fim a uma demanda judicial de dois anos. No final do ano passado, a Prefeitura fez um acordo com a Justiça, que vetou a ampla modernização pretendida pela municipalidade. A ação civil pública foi impetrada pelo advogado Marco Barreira, que representou um grupo de linenses contrários ao projeto do Executivo.

Por fim, a Justiça decidiu que a praça deve ter suas características originais preservadas.

A empresa tem seis meses para concluir a reforma. Nos primeiros dias, a movimentação no local consistiu na remoção das pedras portuguesas antigas, que serão substituídas por novas. “Nós tentamos fazer essa reforma lá atrás. Fizemos seis licitações e não apareceu nenhuma empresa para trocar as pedras. Como não conseguíamos ninguém, decidimos fazer um projeto de modernização sem depender da pedra portuguesa. Tivermos até a nosso favor um abaixo-assinado com três mil assinaturas, mas um grupo de oito pessoas conseguiu parar o projeto na Justiça”, lembrou o prefeito Edgar de Souza.

Edgar informou que a Prefeitura firmou parceria com o UniSalesiano, que vai doar as novas pedras portuguesa. Na prática, a reforma será uma restauração da praça, com as pedras portuguesas mantendo todos os desenhos originais. Os bancos também serão mantidos como estão. Mão de obra, paisagismo e iluminação serão pagos pela Prefeitura.

A fonte luminosa ficará para depois. Outra pendência, que envolve a Igreja é a criação de um anexo, que está em discussão no Ministério Público.

© Copyright 2024 - Jornal Debate