publicidade

Geral

Prefeitura faz homenagem aos Pracinhas da Revolução de 1932

no dia 10 de julho de 2020 às 20:55
- Mausoléu de soldados constitucionalistas na praça Joaquim Piza (foto: Emerson Secco/arquivo)

Na manhã de quinta-feira, dia 9, realizou-se uma homenagem aos soldados constitucionalistas da Revolução de 1932 com as presenças do prefeito Edgar de Souza, do vice-prefeito, Carlinhos Daher, do vereador, Ademir Chiarapa, do comandante do do 37.º BIL, coronel Romar Lira, e do 1.º tenente Marçal, da Policia Militar.

A solenidade foi realizada junto ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Praça Joaquim Piza, onde estão sepultados três dos quatro voluntários homenageados: Vitoriano Borges, Mário Camargo, Rosalino Silva e João Batista de Araújo.

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, o feriado foi antecipado para o dia 25 de maio como uma tentativa de incentivo ao isolamento e para evitar aglomerações.

Durante o ato, o prefeito Edgar de Souza destacou a importância da homenagem que representa um marco para a cidade, revivendo a memória de todos que batalham por um país melhor através da Revolução de 1932. “Temos que manter viva a Revolução de 32, que nos trás valores importantes”, afirmou.

Sobre a Revolução de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido em São Paulo (na capital e no interior), que teve início no dia 9 de julho e durou até o mês de outubro, contando com o apoio de estudantes, intelectuais e políticos, que tinham como objetivo impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, exigir uma nova Constituição e eleições presidenciais. O conflito terminou com a rendição do Exército Constitucionalista em 2 de outubro e com um total de 934 mortos.

O resultado dessas ações é que a revolta civil fez com que o governo acabasse com o perfil revolucionário do regime em maio de 1933, quando foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, que mais tarde elaboraria a Constituição de 1934, responsável por trazer novidades, como a instituição do voto feminino e da Ação Popular. (com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura)

© Copyright 2024 - Jornal Debate