publicidade

Geral

Frei Francisco oficializa permanência na Santa Casa

no dia 30 de julho de 2020 às 20:03
- Frei Francisco, Marco Vinholi e o prefeito Edgar de Souza durante reunião na capital paulista (Foto: Codec)

Está selada a continuidade da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis, liderada pelo frei Francisco, à frente da Santa Casa de Lins, administrada pela instituição desde novembro de 2011. “Queremos agradecer a Deus e dizer: vamos em frente. Vamos continuar restaurando esta Santa Casa e contamos com o apoio de todos. Muito obrigado, estamos felizes por dar continuidade naquilo que se iniciou em 2011 e vamos transformar esta Santa Casa no melhor hospital deste Brasil”, disse frei Francisco, em vídeo gravado junto com o prefeito Edgar de Souza, após encontro com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, anteontem. Os detalhes do acordo, como o possível aumento nos repasses estaduais, não foram divulgados.

Há dois meses, o prefeito Edgar de Souza tenta reajustar o convênio com o governo estadual e convencer os prefeitos da região a repassar mais dinheiro ao hospital.

Em maio, os freis comunicaram ao Conselho de Administração da Santa Casa que estavam deixando o hospital, pegando a todos de surpresa. O prefeito Edgar também estava presente à reunião. O motivo alegado, na época, era a necessidade de aumentar as receitas do hospital e, para tanto o Estado precisava corrigir o repasse mensal, então de R$ 400 mil. Além disso, os freis reclamavam da falta de contribuição mensal das prefeituras da região que se utilizam do serviço de saúde.

Naquele momento, o prefeito disse ao Debate que faria tudo o que estivesse ao seu alcance para que os freis continuassem à frente da Santa Casa. Na mesma matéria, o jornal revelou que, em 2019, o hospital teve déficit de R$ 1,5 milhão.

Em junho, após reunião com o frei Francisco, o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário Marco Vinholi, Edgar afirmou que “os freis continuavam tocando o hospital”.

Nesse período de incertezas, a Santa Casa deixou de ter a presença de um frei no dia a dia. Frei Jorge saiu e não houve anúncio de um substituto.

© Copyright 2024 - Jornal Debate