publicidade

Geral

46 milhões de doses da vacina contra o coronavírus estarão disponíveis até janeiro, prevê governo do Estado

no dia 24 de novembro de 2020 às 08:59
Atualizada em 24 de novembro de 2020 às 09:03
- Dimas Covas, Diretor do Butantan (Divulgação- Governo de SP)

Na 146ª coletiva de imprensa sobre as ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus, o governo do Estado apresentou ontem, direto do Instituto Butantan, as mais recentes informações sobre a doença e a vacina que o Instituto desenvolve em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

Nesta que é a 48ª semana epidemiológica, a equipe de saúde do governo paulista informou queda no número de casos de coronavírus e aumento de  17% no número de internações. Hoje, há 1.180 pacientes internados em UTis no Estado. Número este bastante inferior ao de junho, que alcançou cifras superiores a dois mil pacientes internados. “Hoje em SP atingimos no total 1,2 milhão de casos de coronavirus, com 41 mil óbitos”, afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.  

A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 47%. Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da doença, sendo 130 mil as altas hospitalares daqueles que estiveram em UTIs hospitalares. 

O governo e o Instituto Butantan confirmaram que o estudo clínico da CoronaVac chegou à fase final e os resultados sairão na primeira semana de dezembro. A previsão é que doses estejam disponíveis até janeiro de 2021. “A celeridade do Instituto Butantan pode permitir que a CoronaVac seja a primeira disponível para nossa população. Só com a vacina viveremos o nosso normal”, afirmou Gorinchteyn. 

Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo, tornando o Brasil o primeiro país da América Latina a receber uma vacina contra o coronavírus. A expectativa do governo estadual é que o Butantan obtenha a aprovação da Anvisa ao imunizante até janeiro . “Estamos muito próximos de ter uma vacina disponível para o Programa Nacional de Imunizações. Esperamos que haja incorporação dessa vacina, que é mais uma do Butantan. Essas notícias colocam nossa vacina como a mais próxima de utilização aqui no Brasil. Cada dia com vacina faz diferença”, disse Dimas Covas, Diretor do Butantan. 

© Copyright 2024 - Jornal Debate