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Audiência pública na Alesp discute má conservação e duplicação da BR-153

no dia 20 de maio de 2025 às 12:46
- Foto: Divulgação Alesp.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na quinta-feira, 15, uma audiência pública para apurar problemas do trecho paulista da BR-153 e debater a duplicação da rodovia.

O evento foi promovido pela deputada estadual Dani Alonso (PL), em parceria com o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), e recebeu diversos representantes dos municípios da região e da concessionária Triunfo Transbrasiliana, responsável por administrar a via. Ao todo, a rodovia passa por 22 cidades do Estado, ligando Icém a Ourinhos. "Essa é uma luta que tem mais de dez anos. O número de acidentes que vemos na BR-153 é muito grande. A população clama pela duplicação e por melhorias nessa via que é conhecida como a ´rodovia da morte´. Fizemos várias manifestações e estamos aqui hoje para cobrar providências da concessionária e do Ministério Público Federal para que nos ajudem nessa luta pela segurança da nossa população e pelas vidas que trafegam nesse trecho", afirmou Dani Alonso.

O deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) questionou o diretor-presidente da Triunfo, Roberto Paulo Hanke, sobre o compromisso assumido pela empresa de tapar buracos das áreas mais críticas e de fazer o recapeamento e as obras de duplicação, com início previsto para abril. "Nós temos relatos de que esses problemas persistem. Quais foram as obras realizadas? Verificamos questões como buracos, sinalização precária, ausência de acostamento e diversas obras inacabadas. A empresa tem condições de seguir com a concessão e cumprir todos os termos do contrato?", indagou.

Em resposta aos problemas levantados pelos parlamentares e por prefeitos e vereadores da região, Roberto Paulo Hanke afirmou que caminhões com excesso de peso têm danificado a via e prejudicado a manutenção do asfalto. "Nós estamos reclamando para a Agência Nacional de Transportes Terrestres a inexistência de balanças para a pesagem de veículos. Sou novo na empresa e não sei bem o motivo que levou a agência a autorizar a retirada das balanças, mas isso foi extremamente prejudicial para o pavimento. Isso tem causado um sobrecusto muito grande para a concessionária, porque não estava prevista a restauração de toda a pista velha", defendeu o diretor-presidente. "Nós estamos tentando de todas as formas vencer essa situação. Levamos uma proposta para a ANTT e estamos estudando junto ao Ministério Público para contemplar a restauração completa dos 321 km. Já restauramos cerca de 120 km da pista antiga", acrescentou Hanke.

O deputado federal Capitão Augusto foi outro a criticar a concessionária. Ele afirmou que a empresa não tem condições de assumir a responsabilidade de uma rodovia. "A concessionária levou 400 autuações nos últimos quatro anos pelo não cumprimento do contrato. O primeiro passo é que tenha pelo menos um asfalto decente, depois estamos falando de melhorias como terceiras faixas e depois poderemos sonhar com uma duplicação. Mas a Triunfo nem sequer dá conta do contrato que assinou."

Representando o Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República, Antonio Marcos Martins, que trabalha em Ourinhos, disse que não pode afirmar se haverá o rompimento da concessão. "Existe uma manifestação da ANTT falando que existem várias transgressões ao contrato e que isso pode redundar em um procedimento cuja a objetividade seja a caducidade, mas isso não está no âmbito do MPF", explicou. Ele acrescentou que o MPF vem fazendo um trabalho de perícia na rodovia para levantar dados e elementos técnicos sobre as condições da rodovia.

Requerimento na Câmara de Lins

Na semana passada, o prefeito dr. João Pandolfi recebeu o vereador Robson Peres e assinou requerimento de apoio aos deputados que têm cobrado melhorias na BR-153 e promoveram a audiência pública.

Duplicação em andamento

A concessionária que administra o trecho paulista da BR-153 entregou oficialmente, na sexta-feira, 16, as obras de duplicação de 24,9 quilômetros da rodovia, entre os km 74,9 e 99,8, no trecho que liga Bady Bassitt a José Bonifácio.

Com isso, a rodovia passa a contar com um corredor viário de aproximadamente 50 quilômetros de pista duplicada, que se estende a partir da praça de pedágio de José Bonifácio (km 99,8), passa pelo trecho urbano de São José do Rio Preto, até chegar ao Trevo de Talhado (km 54,3). A empresa informou ter investido mais de R$ 150 milhões nesta obra. (com informações da assessoria de imprensa da Alesp)

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