publicidade

Geral

Polícia resgata cão abandonado há 30 dias; dona é investigada por maus-tratos. Animal estava sem acesso a água e comida; vizinho ajudava por frestas do portão

no dia 05 de março de 2026 às 12:21
Atualizada em 05 de março de 2026 às 12:25

Uma equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Lins resgatou na tarde de terça-feira, 3, um cão de porte médio que estava abandonado há aproximadamente 30 dias em uma residência no bairro Jardim Santa Maria. O animal apresentava sinais de magreza extrema e risco iminente de morte.

A ação ocorreu após denúncia, que apontava maus-tratos em um imóvel localizado no bairro Santana. No local, os policiais constataram a ausência de moradores.

Um vizinho, que acompanhou a ocorrência e prestou depoimento como testemunha, relatou que, diante da situação de abandono, vinha fornecendo água e comida ao cão de forma precária, pelas frestas do portão.

Diante da urgência e com base no artigo 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), os investigadores realizaram a entrada tática na residência, rompendo o cadeado do portão para resgatar o animal, que foi levado para acolhimento e assistência veterinária.

No interior da casa, foram encontrados documentos que, após consulta nos sistemas policiais e confirmação da testemunha, identificaram a moradora e proprietária do cão, agora qualificada como investigada por maus-tratos a animal.

© Copyright 2026 - Jornal Debate