publicidade

Geral

Rio Hotel está interditado e processo de tombamento dificulta demolição

no dia 12 de março de 2026 às 17:48
- Vista do antigo Rio Hotel, localizado na esquina das ruas Olavo Bilac e Voluntário Rosalino Silva: imóvel com mais de 60 anos que está interditado pela Defesa Civil (foto: Emerson Secco).

Com mais de 60 anos de história, o Rio Hotel, localizado na esquina das ruas Olavo Bilac e Voluntário Rosalino Silva, é um dos prédios mais antigos de Lins. Fechado há vários anos, o imóvel encontra-se atualmente interditado pela Defesa Civil devido a problemas estruturais e risco de queda de partes da construção sobre as calçadas e vias próximas.

O proprietário do imóvel foi notificado e instalou tapumes no entorno do prédio. Mesmo assim, segundo a Defesa Civil, ainda há preocupação com a segurança no local. O maior risco está no madeiramento da estrutura, que foi comprometido por cupins, além da possibilidade de desprendimento de reboco da fachada, o que pode atingir pedestres que circulam naquela região.

De acordo com o proprietário, a existência de um processo de tombamento do imóvel como patrimônio histórico impede qualquer intervenção no prédio. A intenção dele seria realizar a demolição completa da construção, considerando a idade da estrutura e o estado de deterioração. Ao longo dos anos, segundo relatos, diversos itens que existiam no interior do hotel foram furtados.

O que diz a Prefeitura

Procurado pelo jornal Debate, o secretário de cultura da Prefeitura, Rafael Lopes, confirmou que existe um processo de tombamento do imóvel em andamento, o que faz com que o prédio esteja protegido pela legislação de patrimônio histórico.

No entanto, segundo ele, diante das condições estruturais do imóvel e da necessidade de intervenções, o proprietário pode formalizar um pedido junto à Prefeitura solicitando a análise da situação. Nesse pedido, devem ser apresentados os riscos existentes e as medidas que se pretende adotar no local.

A partir dessa solicitação, o caso será avaliado pela Secretaria de Obras e pela Defesa Civil, que vão definir quais intervenções poderão ser autorizadas, incluindo, se necessário, a possibilidade de demolição total do prédio.

Esquina parada

Além do prédio do Rio Hotel, a esquina também abriga um posto de combustíveis desativado. Localizada em uma área central da cidade, a região tem forte potencial comercial e poderia voltar a ser movimentada com a revitalização ou ocupação dos imóveis.

© Copyright 2026 - Jornal Debate