publicidade
|
O projeto, estimado em R$ 9 milhões, será executado pela Cetesb e contará com 14 boias inteligentes O município de Sabino foi escolhido pelo governo do Estado de São Paulo para receber um projeto-piloto inovador que utilizará tecnologia de ondas ultrassônicas para combater a proliferação de algas no rio Tietê. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), busca reduzir a formação da chamada “nata verde”, que vem causando prejuízos ao turismo, à aquicultura, à piscicultura, à pesca e ao lazer na região. “A escolha de Sabino para receber esse projeto-piloto demonstra a atenção do governador Tarcísio de Freitas, da secretária Natália Resende e das equipes técnicas com uma região que depende diretamente do rio Tietê para seu desenvolvimento”, destacou o deputado Itamar Borges, que atuou como interlocutor no processo de negociação. O projeto será executado pela Cetesb e contará com 14 boias inteligentes capazes de monitorar a qualidade da água em tempo real e emitir ondas ultrassônicas que dificultam a permanência das algas na superfície, sem utilização de produtos químicos e com baixo impacto ambiental. Com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões, a tecnologia será aplicada em uma área de cerca de 960 mil metros quadrados. A instalação dos equipamentos está prevista para agosto, com os primeiros resultados sendo avaliados cerca de 90 dias após o início da operação. A medida faz parte de um conjunto de ações do Programa IntegraTietê, que também contempla investimentos em saneamento, desassoreamento, monitoramento e fiscalização ambiental para a recuperação do principal rio paulista. |