publicidade
A Polícia Militar Ambiental registrou uma ocorrência de crime contra a fauna silvestre no último sábado, 27, em uma residência no bairro do Pasetto, em Lins. Um morador foi autuado após matar um saruê (popularmente conhecido como gambá) utilizando um pedaço de ferro. O homem alegou que agiu por conta própria enquanto aguardava o atendimento especializado do Corpo de Bombeiros.
Segundo o boletim de ocorrência (B.O.), testemunhas confirmaram o fato. O morador não apenas abateu o animal com o instrumento perfurante, como também descartou o corpo no lixo comum. Diante da infração ambiental, os policiais lavraram um auto de infração com sanção de advertência, conforme prevê o artigo 25 da Resolução da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (SIMA) 05/21.
O homem foi levado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) para a lavratura do boletim de ocorrência (B.O.). Ele foi intimado a comparecer a uma sessão de atendimento ambiental, orientado sobre a legislação vigente e assinou um termo de compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal (JECRIM) e foi liberado em seguida.
Espécie importante para o ecossistema
O saruê (Didelphis aurita) é uma espécie de gambá de hábitos noturnos e alimentação onívora, composta por frutas, raízes, vermes, insetos, lagartos, serpentes, anfíbios, aves, escorpiões e pequenos mamíferos, como ratos. O animal exerce um papel fundamental no equilíbrio ecológico, atuando como importante agente disseminador de sementes, o que auxilia na recuperação de ambientes degradados.
Orientação da PM Ambiental
Em nota, a Polícia Militar Ambiental salientou que a preservação da fauna silvestre é essencial para o equilíbrio ecológico e orienta a população a nunca agir por conta própria em situações semelhantes. A recomendação é que os cidadãos aguardem o atendimento dos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros ou a própria Polícia Ambiental, para evitar práticas ilegais ou danos ao meio ambiente.