publicidade
Um morador de Lins registrou boletim de ocorrência (B.O.) por estelionato após pagar R$ 500,00 por um curso online que nunca foi entregue. O caso foi formalizado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) na última terça-feira, 28.
De acordo com o relato da vítima, ela recebeu uma proposta de inscrição em um curso divulgado por meio de um aplicativo de mensagens. Após demonstrar interesse, realizou o cadastro e efetuou o pagamento via PIX. No entanto, após a transferência ser confirmada, nenhum material didático ou acesso à plataforma prometida foi disponibilizado.
Desconfiada da situação, a vítima buscou outros canais de contato relacionados ao anúncio e foi informada por terceiros de que a oferta poderia, na verdade, ser um golpe. A Polícia Civil orientou a pessoa a procurar imediatamente sua instituição bancária para solicitar o bloqueio cautelar da transação e acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta do sistema financeiro que permite a devolução de valores transferidos por engano ou em situações suspeitas.
O caso foi formalmente registrado e será investigado pela Polícia Judiciária. Até o momento, a corporação não divulgou o nome do curso nem da empresa responsável pelo anúncio, já que as investigações estão em fase inicial para identificar os responsáveis pelo golpe.