publicidade
A Defesa Civil de Lins (SP) está realizando testes para implantar um novo sistema de alerta sonoro como medida preventiva para reforçar a segurança nas áreas próximas ao córrego Campestre. O primeiro equipamento, uma corneta sonora, já foi instalado e testado. A proposta é que o dispositivo emita um sinal de alerta em situações de risco, ampliando a capacidade de resposta e a comunicação com a população.
O sistema complementa o monitoramento já realizado por câmeras, que acompanham o volume das águas. A iniciativa busca fortalecer as medidas de prevenção em uma região que reúne estabelecimentos comerciais, residências e escolas, com circulação diária de um número expressivo de pessoas.
Segundo o secretário municipal de segurança pública, Thiago Arioli, é necessário avançar na estrutura de proteção e prevenção, especialmente diante dos riscos associados ao excesso de chuvas e a possíveis problemas em estruturas de contenção de água.
Risco de rompimento exige atenção
No ano passado, o risco de rompimento de uma barragem levou à suspensão das aulas em cinco escolas de Lins, evidenciando a importância de medidas preventivas e de protocolos de emergência.
De acordo com as informações da Defesa Civil, em uma das lagoas monitoradas existem aproximadamente 80 mil metros cúbicos de água. Em uma eventual ocorrência, o tempo estimado para que a água atingisse a área urbana seria de cerca de oito minutos, o que reforça a necessidade de sistemas de alerta eficientes e de planejamento para uma possível evacuação.
A Defesa Civil continuará monitorando e vistoriando cinco barragens localizadas no município. As estruturas estão situadas em propriedades rurais, incluindo uma área particular próxima à rodovia Marechal Rondon. O trabalho conta também com a colaboração de responsáveis por algumas dessas propriedades, que auxiliam no acompanhamento das condições das lagoas.
O monitoramento considera a possibilidade de falhas nas estruturas e de alagamentos em áreas urbanas próximas aos córregos, especialmente em períodos de chuvas intensas.