publicidade

Geral

GCM inaugura nova sede e prefeito anuncia concurso para contratar 30 guardas

no dia 02 de setembro de 2023 às 11:03
- Prefeito e demais autoridades na Central de Monitoramento (foto: Emerson Secco)

O prefeito dr. João Pandolfi disse ontem, durante a inauguração da nova sede da Secretaria de Segurança e Defesa Social e da Guarda Civil Municipal (GCM), que até o final do ano vai abrir concurso para o preenchimento de 30 vagas, incluindo mulheres. Hoje a GCM conta com 65 homens. Também haverá concurso para o preenchimento de outros cargos.

O imóvel, localizado na avenida Nicolau Zarvos, foi alugado por R$ 26 mil mensais e, além da Secretaria de Segurança e Defesa Social, da qual fazem parte a GCM e o Centro Integrado de Monitoramento, abriga, ainda, o Poupatempo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e a Secretaria da Fazenda (SPA de Lins), que estava em prédio construído pelo Estado há dez anos em terreno da Prefeitura, ao lado da Escola Dom Henrique Mourão. As instalações foram devolvidas ao município, que poderá usá-las para implantar algum projeto na área de saúde.

A GCM está completando 60 anos em 2023, mas antes da aprovação da nova lei pela Câmara, era chamada de Guarda Patrimonial e tinha atribuições restritas aos cuidados com os próprios públicos.

Com a nova legislação, a Guarda Civil Municipal ampliou sua atuação e passou a fazer parte da segurança pública com uma moderna central de monitoramento e os policiais equipados com viaturas novas e armamento. Nos últimos dois meses, conforme o Debate noticiou no dia 22 de agosto, seus integrantes realizaram quatro prisões.

O prefeito dr. João Pandolfi ressaltou que a GCM já existia nas grandes cidades há muitos anos e que “está seguindo uma tendência de municipalização da segurança, como já ocorre com a saúde e a educação”. Ele citou o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que as guardas municipais fazem parte do sistema de segurança pública. Com a decisão, fica garantido que seus integrantes podem fazer o policiamento de vias e prisões em flagrante.

Em julho, ao sancionar a lei que instituiu a GCM, ele anunciou investimentos de R$ 21 milhões em câmeras inteligentes ao longo de 48 meses. A licitação já foi realizada e está em fase de homologação, que permitirá a assinatura do contrato.

O secretário Thiago Arioli informou ontem a aquisição de mais duas viaturas novas e duas motocicletas.

Prestigiaram a inauguração: o comandante do 37º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMec), tenente-coronel Cleverton; o comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar, Major Djonatas; o delegado seccional, dr. Welinton Martinez Hernandes; o juiz e diretor do Fórum, dr. Adriano Ponce; o juiz Alexandre Félix; o presidente da Câmara, Perin; vereadores, secretários e o prefeito de Promissão, dr. Artur Nogueira Franco.

Legenda: Prefeito e demais autoridades na Central de Monitoramento (foto: Emerson Secco)

 

 

© Copyright 2025 - Jornal Debate