publicidade

Cilmar Machado

O ANJO HUMANO ...

Cilmar Machado no dia 29 de outubro de 2019 às 08:51
DIVULGAÇÃO

Não há valente que não tema uma cirurgia. Por mais simples e segura que seja, muita gente treme ao viver a situação de operando. Felizmente existem alguns anjos humanos, que a exemplo dos querubins e serafins celestes, também se vestem de branco e, com simpatia, paciência e muita psicologia, levam o paciente à calma e segurança. 

            Debora é um desses anjos sublimes que conheci recentemente. Corpo mignon, sorriso amplo, fala clara e macia faz o paciente se sentir quase à vontade para enfrentar o bisturi do cirurgião. Trabalha na antessala da cirurgia agindo alguns minutos antes do processo operatório. Estando nessa situação e já conscientizado intimamente da necessidade de manter a calma, estendi o papo e procurei saber um pouco mais de Debora. Fez o curso de enfermagem e se aperfeiçoou quanto a anamnese. Sem nunca haver ouvido essa palavra, arrisquei perguntar-lhe seu significado. Um sorriso de satisfação antecipou a explicação: ¨ Anamnese é o que estou fazendo agora, com você. É uma entrevista realizada pelo profissional de saúde junto ao seu paciente, com a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de como a pessoa encara a doença e sua necessidade de operação cirúrgica ¨ .

            O papo tornou-se mais leve e os sons que vinham da sala de cirurgia parecerem haver sumido. Uma atmosfera de extrema segurança ganhou minha mente. E, quando segui para a operação, enquanto a anestesia pegava, fiquei a meditar sobre o grande valor dos profissionais de saúde, o que nem sempre é reconhecido e valorizado. Passou-me pela cabeça rapidamente, a figura da Irmã Dulce dos Pobres, a santa brasileira e baiana, modelo de dedicação e amor aos enfermos e necessitados.

 Fez-se silêncio, tudo virou e apaguei. Só dei conta de mim quando a voz forte e firme do cirurgião proclamou que a operação havia sido sucesso. Ao retornar à plena consciência quis saber de Debora, mas já havia ido embora, pois completara seu plantão. Mesmo assim, deixo aqui minha gratidão e cumprimentos a ela, uma profissional competente e vocacionada. Que continue nessa sua sublime profissão ...

 

cilmarmachado@yahoo.com.br

Notícias: Cilmar Machado
Cilmar Machado no dia 23 de março de 2021 às 10:12
Cilmar Machado no dia 16 de março de 2021 às 09:51
Cilmar Machado no dia 09 de março de 2021 às 09:18
Cilmar Machado no dia 02 de março de 2021 às 09:02
Cilmar Machado no dia 23 de fevereiro de 2021 às 09:11
Cilmar Machado no dia 16 de fevereiro de 2021 às 09:09
© Copyright 2024 - Jornal Debate