publicidade

Cilmar Machado

FAZENDO JUSTIÇA ...

Cilmar Machado no dia 24 de novembro de 2020 às 09:22

Desde há muito tenho em mente algo que evitei manifestar devido ao período eleitoral, onde minha fala poderia ser interpretada como de apoio a um dos candidatos à prefeitura. Longe disso e em nome de total isenção quanto às eleições locais, guardei comigo considerações que agora devem vir à tona. Refiro-me à verdadeira crucificação a que foi submetido o ex-prefeito Edgar de Souza, por parte da maioria da população, quando da cassação de seu mandato há poucos meses do término de 2020. Foi de herói a renegado, de um dia para o outro.

            É bem verdade que não se deve aprovar seu impensado ato de a todo custo chegar à reeleição transgredindo algumas disposições legais, o que lhe custou a cassação e a inelegibilidade por oito longos anos. Tomado pela ânsia de continuar no poder, Edgar não mediu as consequências e deu no que deu. No entanto, para os munícipes isentos de qualquer paixão político-partidária, esse incidente em nada tira dele o mérito de ter sido um bom e operoso prefeito, especialmente nos últimos anos de seu segundo mandato. Muitos poderão alegar que assim o fez porque estava de olho numa eventual candidatura a deputado estadual ou federal. E daí? Ao menos fez, não é?

            Programou e começou a executar inúmeras obras utilizando verbas municipais, federais e estaduais, que conseguiu junto às instâncias superiores. Utilizou-se ainda de empréstimos bancários a serem saldados pela futura administração. Isso permitiu a restauração completa da Praça Dom Bosco, o asfaltamento da rua José da Conceição desde a rotatória da Rodoviária até a Chácara Flora; a implantação de gabiões desde a rua nos fundos do Amigão até o Horto municipal, as arquibancadas do Gilbertão, o recape de inúmeras ruas de bairros inteiros e muitas outras obras. Hoje, o prefeito interino Akio Matsuura promove o recape total da importante Avenida Nicolau Zarvos, graças a verba do próprio município, constante no orçamento e designada por Edgar.

Se consultarmos a nossa história, jamais houve em Lins tantas obras em andamento visando seu crescimento e modernidade. Esse mérito cabe a Edgar. Podemos condenar seu impensado ato em busca da continuidade do poder, mas jamais deixar de reconhecê-lo como um dos mais operosos prefeitos dos últimos tempos.

Por último, uma observação e sugestão: quando das inaugurações de tais obras, que o novo prefeito a ser empossado em 2021, tenha a grandeza de convidar o ex-prefeito Edgar, num reconhecimento ao seu trabalho e esforço por nossa cidade. Que a mesquinharia de eventuais dissidências e picuinhas políticas, seja superada pela grandiosidade de um político com visão mais ampla e senso de justiça.

 

cilmarmachado@yahoo.com.br

Notícias: Cilmar Machado
Cilmar Machado no dia 23 de março de 2021 às 10:12
Cilmar Machado no dia 16 de março de 2021 às 09:51
Cilmar Machado no dia 09 de março de 2021 às 09:18
Cilmar Machado no dia 02 de março de 2021 às 09:02
Cilmar Machado no dia 23 de fevereiro de 2021 às 09:11
Cilmar Machado no dia 16 de fevereiro de 2021 às 09:09
© Copyright 2024 - Jornal Debate