publicidade

Cilmar Machado

A FASE VERMELHA

Cilmar Machado no dia 26 de janeiro de 2021 às 09:15

Eis que encontro, em plena Praça Coronel Piza, a minha velha amiga Dona Zulmira, toda de vermelho, parecendo um pimentão ambulante. Não pude deixar de perguntar-lhe o porquê de tão colorida vestimenta. Deu-me uma piscadela de olhos e sorrindo disse que estava vestida a caráter, de acordo com a fase vermelha que se observava em nossa região. Em seguida, destemperou:

- Agora o ser humano já não é mais chamado pelo nome. Para as nossas autoridades, você é o número do seu CPF e, como se isso não bastasse, passamos também a ter cor. Hoje, somos vermelho e amanhã poderemos ser laranja, amarelo e por aí vai. Por causa dessa tal de pandemia, o governo fecha o comércio, suspende as aulas em nossas escolas, dita nossa conduta, proíbe festas e reuniões sociais e nos enfurna em nossas casas. Temos que andar mascarados o tempo todo. Isso é vida livre? Só falta agora nos implantarem chips para um verdadeiro controle sobre nós! Estamos nos transformando em robôs!

- Mas isso é por causa do corona vírus, argumentei. É por prevenção, evitando o contágio em massa e o colapso no atendimento em nossos hospitais!

- Tá bom, acredito. Mas, cadê a vacina? As irrisórias 1400 doses que vieram para Lins, não deram nem para o pessoal de saúde! Isso é falta de previsão. Por que o Brasil não comprou antes as vacinas de que necessitaria? A falha do governo é o povo quem paga? Olha, o Dória tinha razão quando tentou vacinar os paulistas, mas foi barrado pelo ministro da saúde que levou todas as Coronavac do Butantã.

- Mas a vacina é para todos os brasileiros, não só para um Estado, dona Zulmira. Dória quis passar por cima do governo federal.

- Certo, mas que o país deveria ter o número suficiente de vacinas, isso deveria! O que está acontecendo? Todos os idosos do grupo de risco irão continuar sem amparo algum, contraindo o vírus e lotando nossos hospitais. Sabe-se lá quando a vacina chegará suficientemente ao povão. Por que sempre é o povo quem paga pela incompetência dos governantes?

Percebi que seria difícil argumentar com dona Zulmira, que permanecia irredutível e revoltada. Despedi-me dela, mas não sem antes tirar do bolso meu lenço que, coincidentemente também era vermelho ...

 

cilmarmachado@yahoo.com.br

Notícias: Cilmar Machado
Cilmar Machado no dia 02 de março de 2021 às 09:02
Cilmar Machado no dia 23 de fevereiro de 2021 às 09:11
Cilmar Machado no dia 16 de fevereiro de 2021 às 09:09
Cilmar Machado no dia 09 de fevereiro de 2021 às 09:14
Cilmar Machado no dia 02 de fevereiro de 2021 às 15:54
Cilmar Machado no dia 19 de janeiro de 2021 às 09:17
© Copyright 2021 - Jornal Debate