publicidade
A Polícia Civil registrou no dia 19 mais um “golpe do intermediário”, modalidade de estelionato que tem feito vítimas em negociações de veículos realizadas pela internet. Desta feita, um comprador acreditou estar adquirindo um automóvel anunciado em rede social.
De acordo com o boletim de ocorrência (B.O.), a vítima entrou em contato com o suposto vendedor do veículo e recebeu orientações para comparecer ao local onde o carro estava e verificar pessoalmente as suas condições de uso. O automóvel realmente existia e estava com a proprietária legítima, o que transmitiu credibilidade à negociação.
Durante as tratativas, porém, um terceiro envolvido na fraude passou a intermediar a comunicação entre comprador e proprietária. Aproveitando-se da confiança estabelecida entre as partes, o golpista convenceu o comprador a realizar depósitos bancários em uma conta indicada por ele, sob a alegação de que se tratava da forma correta para concluir a compra.
Somente após a transferência dos valores surgiram divergências nas informações apresentadas por comprador e vendedora. Foi então constatado que ambos haviam sido enganados pelo mesmo criminoso, caracterizando o conhecido “golpe do intermediário”.
Segundo a Polícia Civil, nessa modalidade de fraude o estelionatário utiliza anúncios reais de veículos e cria uma falsa intermediação entre vendedor e comprador. Em muitos casos, ele pede que as partes mantenham sigilo sobre valores e condições da negociação, dificultando que o golpe seja descoberto antes da transferência do dinheiro.