publicidade

Esportes

Só falta a Federação definir a data de retomada da A-3 (ouça entrevista com o presidente do CAL)

no dia 16 de julho de 2020 às 15:24
Atualizada em 16 de julho de 2020 às 15:36
- Volante PC se recupera de lesão no joelho (foto: Emerson Secco/arquivo)

A Federação Paulista de Futebol e os clubes do Campeonato Paulista Série A2 realizaram anteontem novo Conselho Técnico, por meio de videoconferência, para definir os protocolos sobre o reinício da competição. Em comum acordo, a solicitação a ser enviada ao governo do Estado prevê a volta dos treinos presenciais no dia 27 deste mês e retomada do torneio no dia 19 de agosto, mantendo-se o regulamento e a tabela.

Agora, falta a Federação chamar os clubes da A-3. Até ontem, o presidente do Linense, Leandro Asato, ainda não havia recebido nenhum comunicado. Ele acredita que, na A-3, a liberação para a volta aos treinos seja a partir da primeira semana de agosto, ou seja, uma semana após a A-2.

Os clubes da A-2 solicitaram que o Protocolo de Readaptação Física fosse enviado ao Centro de Contingência do Coronavírus para que sejam autorizados os testes de Covid-19, exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos a partir do dia 20.

Após a aprovação deste documento, será enviado o Protocolo de Retomada Gradual dos Treinamentos, solicitando autorização para retorno dos treinos no dia 27. Em sequência, será enviado ao Centro de Contingência o Protocolo de Operação de Jogo. Por maioria, os clubes sugeriram que a competição seja retomada no dia 19 de agosto. A data de reinício, porém, dependerá de autorização do governo do Estado.

Os testes de Covid-19 a serem realizados antes do reinício dos treinos e da competição serão custeados pela FPF para todas as delegações dos clubes, limitadas a 38 pessoas por agremiação.

Os exames de controle de dopagem dos jogos restantes da competição também serão pagos pela FPF.

A Federação Paulista de Futebol irá custear o transporte e hospedagem dos clubes mandantes que não puderem atuar em suas sedes, se assim for solicitado pelas agremiações.

O Regulamento Específico da Competição será mantido. Diante da paralisação do campeonato por mais de três meses, se faz necessária apenas uma adequação nas datas de partidas, além de registro e inscrição de atletas. Quando houver definição sobre o retorno da competição, as novas datas serão divulgadas. Não serão cobradas dos clubes as taxas de inscrições dos novos  inscritos.

Por unanimidade, os clubes solicitaram ao Departamento de Competições da FPF a substituição de 5 jogadores por clube a cada jogo e a possibilidade de cada clube ter 11 atletas no banco de reservas. Por maioria, os clubes solicitaram zerar os cartões amarelos para o retorno da competição. Todos os pleitos serão encaminhados à Comissão Jurídica da FPF para análise.

O modelo definido para a A-2 deve ser estendido à A-3.

Contratações

Leandro Asato disse ontem que o Linense vai voltar forte na A-3, primeiro pensando em garantir a vaga entre os oito e depois brigar pelo acesso. O presidente falou em três ou até quatro contratações, um zagueiro, um goleiro, um atacante e, possivelmente, mais um meio-campista. Asato acredita que terá de volta entre 90 e 95% do elenco. Antes da parada, o clube havia dispensado o zagueiro Yuri e o atacante Jean, ambos por questões disciplinares. O atacante Paulo Rangel, de 35 anos, está no Pará, e não vai retornar. O goleiro Rafael Pascoal e o preparador de goleiros Manga assinaram com o Boa Esporte (Brasileiro C).

O volante PC está na cidade cuidando de uma lesão no joelho. O clube espera tê-lo quando a competição recomeçar.  

 

 Emerson José entrevista Leandro Asato.

 

© Copyright 2024 - Jornal Debate